domingo, 27 de maio de 2012

Tarte Pastel de Nata

Cá está mais uma receita!
Esta uma das minhas preferidas - Tarte Pastel de Nata. O recheio assemelha-se muito aos pastéis de nata. Para quem preferir pode aproveitar a receita e em vez de fazer uma tarte como esta pode forrar forminhas mais pequenas e fazer pastéis de nata. Já experimentei e ficam óptimos!

Receita


Ingredientes:

Para a base

  • 1 ovo
  • 15-20 g de margarina derretida 
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 9 colheres de sopa de farinha
  • raspa de limão q.b.
Para o recheio/creme:
  • 3 gemas de ovo
  • 3 colheres de sopa de farinha maisena
  • 250 gr de açúcar
  • raspa de limão q.b.
  • 500 ml de Leite

  1. Para a base basta juntar todos os ingredientes e amassar bem; depois deve-se deixar a massa descansar um pouco 30min - 1hora.
  2. Para o creme deve-se juntar o açúcar, a farinha, a raspa de limão e bater com as gemas;
  3. De seguida juntar o leite e mexer bem;
  4. Depois coloca-se num tacho ao lume e mexe-se bem até engrossar;
  5. Por fim retira-se do lume e deita-se sobre a tarteira previamente forrada com a massa da base;
  6. Vai ao forno, pré-aquecido, a 180º, cerca de 30 minutos.
  7. Pode deixar escurecer um pouco para dar o aspecto de pastel de nata.
  8. Sirva fresco e caso seja do seu agrado poderá polvilhar com canela ou açúcar branco pó.

Always-laugh-when-you-can_large
in:http://weheartit.com/entry/29327707


NOTA: Sempre que utilizar uma receita deste blogue e a publicar no seu blogue, não se esqueça de mencionar onde se inspirou ou de onde tirou a receita! Obrigada

6 comentários:

  1. Hoje o Domingo é feito de tartes e mais tartes, é a 5ª que vejo hoje nos blogues e todas divinais! A tua ficou com uma cor perfeita, hás-de experimentar colocar no creme umas gotas de essência de baunilha, fica ainda melhor!

    Bjcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado! Por acaso ainda não vi, mas as Tartes acabam por seres doces familiares, deve ser por isso!

      Obrigada pela sugestão, da próxima vez que fizer vou experimentar!

      Beijinho*

      Eliminar
  2. Tb é uma das minas tartes preferidas, e desaparece num instante, a tua ficou perfeita.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Olá! Tentei fazer esta receita mas ficou um pouco aquém das minhas expectativas: tanto a base como o recheio ficaram um pouco duros e nao ganharam cor como na imagem. O que será que correu mal? Eu pos o recheio no lume mas ele em vez de engrossar por ele todo começou a engrossar em grumos que iam ficando cada vez maiores. Será que o truque está em pôr o lume no minimo para engrossar de uma forma mais regular?
    E quanto á base... nao percebi porque se deve deixar repousar, que diferença faz se a massa näo tem fermento? Eu creio que nao reparei diferença nenhuma...
    Podem ajudar-me?
    Obrigado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo seu interesse nesta receita.
      Quanto ao recheio ter ganho grumos poderá dever-se à farinha maisena. O que aconselho é peneirar a farinha maisena, de forma a desfazer os grumos. Depois junte o açúcar e mexa bem para que eles se misturem e fiquem sem grumos. Só depois junte a raspa de limão e as gemas e só depois o leite.O lume deve ser baixo e deve estar sempre a mexer para ajudar a dissolver o açúcar. Nesta etapa tem de ser paciente, porque pode demorar uns minutos até engrossar. Entenda-se aqui o engrossar como começar a ter alguma dificuldade em mexer com a colher de pau.
      Quanto à massa da base aqui o descansar é para a massa arrefecer um pouco e ser mais fácil de esticar.
      A cor da tarte deve-se apenas à cozedura do forno. Quando o doce vai ao forno é apenas para cozer a massa da base, depois pode ir vendo a cor da parte de cima e quando estiver mais para o dourado pode desligar o forno.
      Espero ter ajudado, se tiver mas alguma dúvida esteja à vontade para perguntar. :)

      Eliminar
  4. Olá, Catarina Silva
    Moro em Campinas, SP, Brasil e gosto de fazer coisas na cozinha. Fiz a sua Tarte Pastel de Nata, mas encontrei algumas dificuldades, que passo a descrever e solicito sua ajuda, se não for incômodo (desculpe as diferenças de grafia e termos do nosso português).
    1) Me atrapalhei com a medida de colher de sopa. Tentei usar uma colher padrão e não deu certo. Concluí que usa colher mesmo, mas bem cheia, pois a massa precisou de 14 colheres padrão de farinha para poder ser manipulada. Mesmo assim, não consegui uma massa boa, não ficou crocante.
    2) O recheio tive de colocar o dobro de colheres padrão de maizena para dar consistência. Mas consegui fazer sem que formasse grumos. Enfim, consegui fazer a tarte, mas não ficou muito boa. O creme ficou bom, mas a massa não consegui fazer no ponto de amassar com as mãos sem colocar muito mais farinha.
    Poderia usar medidas mais precisas para a receita? Ou usar xícaras padrão em vez de colheres para as farinhas? Eu ficaria muito grato.
    Talvez eu possa fornecer algumas receitas que tenho, como a minha sopa milagrosa de seis legumes. Ou então minha receita de tarte (aqui é "torta") de maçã com açúcar mascavo.

    ResponderEliminar