segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Beringela recheada com Alheira



Depois de uma pequena sondagem que realizei no facebook, a perguntar qual a próxima receita que gostariam de aqui no blogue, sugeriram-me uma receita com um prato típico que Portugal, que as pessoas quisessem provar quando visitassem o nosso país!

O que eu escolhi foi uma receita salgada, onde incluo a alheira. Para quem não sabe a alheira é um enchido típico de Portugal, característico da zona norte do país, nomeadamente de Trás-os-Montes. A mais famosa é a alheira de Mirandela, que foi considerada uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa.

Actualmente, e visto que a culinária está sempre a evoluir já existem vários tipos de alheira com os mais variados ingredientes, desde a alheira tradicional, à alheira vegetariana e até a alheira de bacalhau.
A receita tradicional tem por ingredientes base a carne de aves, pão, azeite, banha de porco e colorau.

Reza a tradição que este enchido terá sido criado pelos cristãos-novos e como o judaísmo não permite o consumo de carne de porco, eles utilizavam carnes alternativas, como é o caso do perú ou da galinha.

Pode ser comida de várias formas: cozida, grelhada ou até frita. Os acompanhamentos podem ser os mais variados.

Hoje é possível verificar que a alheira foi incorporada noutros pratos, podendo comer-se de diferentes formas, para além das tradicionais.

Depois escolhi a beringela pois é um legume cheio de aspectos positivos! É muito baixa em calorias e tem inúmeros benefícios para a saúde, visto que tem vários minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, tem ainda proteínas e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Receita
Ingredientes:

  • 1 alheira de carne
  • 1 cebola
  • 1 beringela
  • 2 tomates maduros
  • 1 cenoura
  • sal q.b.
  • azeite q.b.
  • arroz q.b.
  1. Cozer um punhado de arroz ( dependerá da quantidade de beringelas que cozinhar) em água e sal. No fim de cozido reserve.
  2. Continuar separarando a beringela em duas metades e depois retirar a sua polpa, para isso pode dar pequenos cortes com a faca e depois retirar com uma colher;
  3. Deverá colocar as beringelas já sem a polpa num prato que possa ir ao forno, regá-las com um pouco de azeite e sal fino e levar ao forno a 150º C, cerca de 15 minutos;
  4. Entretanto deverá colocar a cebola às rodelas numa frigideira com um pouco de azeite e deixar alourar um pouco, depois juntar o tomate cortado em pedaços juntamente com a cenoura ralada e a polpa da beringela em pedaços. Deixar refogar;
  5. Retirar a pele da alheira e separá-la em pequenos pedaços; juntar ao preparado que está na frigideira e deixar refogar;
  6. Por fim juntar o arroz cozido e envolver; Deixar estar ao lume por mais 2-3 minutos;
  7. Depois é rechear as beringelas com este preparado e levar ao forno por mais 5 minutos para dourar um pouco. Nesta fase, quem gostar, pode juntar um pouco de queijo por cima e deixar gratinar.
  8. O acompanhamento é livre, neste caso optei por uma salada de alface!
Espero que gostem e fico à espera das vossas opiniões!!

5 comentários:

  1. Adoro alheira! E assim em beringela parece delicioso!*

    ResponderEliminar
  2. Esta foi uma boa sugestão! Sou fã de alheira!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar, acho que é desta que ponho o meu namorado a comer beringela recheada! Ele torce sempre o nariz quando faço com carne, mas acho que desta vez vai gostar! :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    Passatempo a decorrer no meu blog:

    http://omeubemestar.blogspot.com/2013/01/as-melhores-bolachas-com-pepitas-de.html

    ResponderEliminar
  4. Óptima sugestão! Adoro receitas de beringela recheada!

    ResponderEliminar